Em busca do diálogo perfeito

Carlos Nepomuceno
2 min read3 days ago

--

Em busca do diálogo perfeito
Artigo completo: https://encurtador.com.br/uqJNv

Frases de destaque:

Não existe um diálogo perfeito, mais a busca do diálogo mais perfeito possível.

Antes de tudo, é preciso conhecer a abertura das pessoas para o diálogo, querendo sair dali aprendendo algo e ensinando algo.

Quando você tem uma pessoa que não quer aprender e ensinar, não estamos falando de Diálogo Saudável.

Jogue uma ideia “palito de fósforo” antes de se animar para aferir se há “gasolina” para a conversa que você imagina que vai se levar. Se não houver, mude de assunto ou vá embora.

Nós somos gerente de uma equipe que habita dentro de nós, que precisamos assumi-la e gerenciá-la da melhor forma possível.

A escrita é uma mídia mais reflexiva — uma espécie de aparelho de musculação da Mente Secundária.

A escrita é mais reflexiva e a oralidade mais emocional. Por isso, é importante criar um hábito de escrever sobre a relação com nossos Eus Internos.

Com o caderninho, criamos o hábito continuado de conversar com nossos Eus Internos e, com isso, poder gerenciá-los cada vez melhor.

Resumo do Artigo (feito pelo Tio Chatinho — ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta uma reflexão sobre os dois tipos de diálogos: exógenos, realizados com outras pessoas, e endógenos, feitos com nossos Eus Internos. Ele destaca que um diálogo saudável depende da abertura das partes para aprender e ensinar, diferenciando-o de um debate ou uma ordem de comando. Nepô propõe a técnica do “palito de fósforo” para testar a disposição para o diálogo antes de investir na conversa. Além disso, ele aborda a importância de um diálogo interno eficiente, sugerindo o uso de um “Caderno de Crises” para registrar e analisar emoções, facilitando o autoconhecimento e a gestão dos próprios Eus Internos.

É isso, o que dizes?

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” -Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo aos Bimodais — estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos entrando na Décima Segunda Imersão (de julho a dezembro de 2024.) Valor: R$ 610,00, no pix.

Mais dúvidas?

Me zapa: 21–996086422

Abraços, Nepô.

--

--

Carlos Nepomuceno

Jornalista, Doutor, Futurista, atualmente é Curador e Mentor da Bimodais - Futurismo Competitivo.