O futuro será Blockchainizado!

Carlos Nepomuceno
2 min readOct 9, 2024

--

O futuro será Blockchainizado!
Artigo completo: https://encurtador.com.br/H8U56

Frases de destaque:

A Civilização da Curadoria (chamada de 2.0), que está na sua terceira fase: a primeira (Gestão Digital), Curadoria 1.0 (Uberização) e Curadoria 2.0 (Blockchainização).

Novas Eras Civilizacionais se iniciam com a chegada de novas mídias — que são a prótese da nossa mente e nos permitem formas mais sofisticadas de comunicação e interação.

O futuro da espécie humana sempre será na seguinte direção de menos para mais cooperação, mais descentralização, mais responsabilização e mais singularização de cada Sapiens.

Nossa espécie, por ser tecno e poder se repensar, pode aumentar a população, mas, de tempos em tempos, tem que procurar modelos de cooperação mais participativos e descentralizados.

Somos uma Tecnoespécie, a única que pensa como pensa e que pode, por causa disso, reinventar sua forma de sobrevivência sempre na direção de menos para mais tecnologias cada vez mais sofisticadas.

Não vamos entender o futuro se não alterarmos as bases da forma como enxergamos o Sapiens e a Macro-História humana.

Os diagnósticos mais Percepcionistas que procuram apontar um futuro mais palatável e menos disruptivo costumam fazer mais sucesso — mesmo que equivocados.

Não entendemos que existem vários diagnósticos sobre o futuro concorrendo no mercado — de maneira geral, se pensa que existe um só.

Resumo do Artigo (feito pelo Tio Chatinho — ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta a necessidade de revisar os diagnósticos sobre o futuro humano, diferenciando abordagens percepcionistas, mais populares e superficiais, de abordagens padronistas, baseadas em padrões históricos e científicas. Ele propõe que compreendamos o Sapiens como uma tecnoespécie, com capacidade de se reinventar por meio de novas tecnologias e formas de cooperação. Assim, novas eras civilizacionais surgem a partir de inovações midiáticas, culminando na Curadoria 2.0, que, através da blockchain, promove um modelo mais descentralizado e participativo, potencializando a singularização e a responsabilização individual na sociedade futura.

É isso, o que dizes?

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” -Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo aos Bimodais — estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos entrando na Décima Segunda Imersão (de julho a dezembro de 2024.) Valor: R$ 610,00, no pix.

Mais dúvidas?

Me zapa: 21–996086422

Abraços, Nepô.

--

--

Carlos Nepomuceno

Jornalista, Doutor, Futurista, atualmente é Curador e Mentor da Bimodais - Futurismo Competitivo.