O lado cachorrinho da nossa mente

Carlos Nepomuceno
2 min readOct 8, 2024

--

O lado cachorrinho da nossa mente
Artigo completo: https://encurtador.com.br/EcP2m

Frases de destaque:

Um dos desafios principais para termos uma vida melhor é entender a nossa Bimentalidade.

De maneira geral, temos a ilusão de que somos únicos, mandamos em tudo dentro de nós.

Nos tornar um Sapiens melhor é a capacidade que desenvolvemos de usar a Mente Mais Reflexiva sobre a Mais Automática.

Quando eu desenvolvo a minha capacidade de me perdoar e aos outros, eu admito que o gerenciamento da Mente Mais Automática não está sendo bem feito.

Uma pessoa com maiores problemas existenciais é justamente aquela que está sendo levada pela sua Mente Mais Automática sem as devidas reflexões.

Um Profissional da Inovação Pessoal Existencial, seja ele Preventivo (Existenciólogo) ou Pósventivo (Psicólogo), deve ter como missão ajudar o cliente a usar de forma mais inteligente a sua Mente Mais Reflexiva.

De maneira geral, a gente acaba sendo liderado pela nossa Mente Mais Automática, pois não aprendemos a desenvolver a nossa Mente Mais Reflexiva — pois nem sabemos que ela existe.

Viver melhor é OBRIGATORIAMENTE ir aprendendo a domesticar nossa Mente Mais Automática, ensinando-a como agir a cada momento.

Resumo do Artigo (feito pelo Tio Chatinho — ChatGPT):

No presente texto, Nepô nos apresenta o conceito de Bimentalidade, que propõe que o ser humano possui duas mentes: uma Mente Mais Automática, que opera de forma instintiva e reage conforme condicionamentos pré-existentes, e uma Mente Mais Reflexiva, que atua como gerenciadora das ações impulsivas. Segundo o autor, o objetivo é aprender a usar a Mente Reflexiva para liderar a Mente Automática, como um dono que educa seu “lado cachorrinho”, para viver de forma mais equilibrada e consciente. A prática de melhorar os hábitos e rotinas diárias é uma forma de desenvolver essa liderança interna.

É isso, o que dizes?

“Nepô é o filósofo (cientista da sabedoria) da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” -Léo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções.” -Fernanda Pompeu.

Bem vindo aos Bimodais — estudamos a nova Ciência da Inovação, que se divide em Inovação Civilizacional, Grupal e Pessoal.

Estamos mais focados em 2024 na Inovação Pessoal.

Estamos entrando na Décima Segunda Imersão (de julho a dezembro de 2024.) Valor: R$ 610,00, no pix.

Mais dúvidas?

Me zapa: 21–996086422

Abraços, Nepô.

--

--

Carlos Nepomuceno

Jornalista, Doutor, Futurista, atualmente é Curador e Mentor da Bimodais - Futurismo Competitivo.